Não é de hoje que a sustentabilidade na moda é um tópico cada vez mais importante. Após a ascensão do second hand com os brechós cada vez mais digitais, o aluguel de roupas surge como uma nova alternativa de consumo consciente.
Aqui no Brasil já temos algumas empresas além da LUG It que trabalham neste meio, mas você sabia que em outros países o aluguel de roupas é mais democratizado do que aqui no Brasil? Separamos hoje 4 empresas ao redor do mundo que oferecem o serviço de aluguel. Vamos conhecer? Confira a seguir.
ESTADOS UNIDOS: RENT THE RUNWAY
A empresa é uma das pioneiras deste ramo de aluguel de roupas on-line e foi fundada por Jennifer Hyman em 2009. Focada em artigos de luxo e designers renomados, hoje a empresa oferece serviço de aluguel avulso, assinatura de planos, vendas dos artigos e possui inúmeros pontos físicos nos Estados Unidos.
O sucesso é tanto que a Rent The Runway já fez coleções exclusivas com algumas marcas e lançou elas nas plataforma para aluguel, afinal, empresas deste ramo acabam sendo veículos de divulgação dessas marcas, uma vez que permitem que as clientes experimentem e usem antes de comprar.
REINO UNIDO: MY WARDROBE HQ
MY Wardrobe HQ é um dos primeiros marketplaces sustentáveis do Reino Unido. A empresa faz um mix de peças de marcas parceiras, influenciadores e celebridades. Além disso, as clientes podem enviar as suas próprias peças para o aluguel. Legal, né? E caso após o aluguel você goste muito do item, alguns possuem a opção de compra também! Try before buy it!
AUSTRÁLIA: GLAM CORNER
Glam Corner é um serviço que oferece quase 10.000 looks para alugar. Além do aluguel de roupas, a plataforma oferece outros tipos de serviço como o styling, onde você pode consultar um especialista online, por telefone ou pessoalmente para saber o que mais combina com você. O Glam Corner também se esforça para garantir que todos os tamanhos sejam atendidos, do PP ao GG.
REINO UNIDO: BY ROTATION
By Rotation é uma startup de aluguel de roupas que também foi fundada no Reino Unido, mas qual o diferencial dessa empresa? Ela é um aplicativo que intermedia o aluguel peer-to-peer (de pessoa para pessoa, em tradução livre), onde as próprias clientes ou marcas de moda colocam as suas peças e alugam entre si.
VAMOS AOS NÚMEROS?
- 1 em cada 5 americanos dizem preferir alugar uma roupa e devolver após um evento, do que comprar uma roupa que possam usar novamente. (GWI, 2022)
- Em junho de 2022, a Rent the Runway anunciou que dobrou sua receita no primeiro trimestre, de US$ 33,5 milhões em 2021 para US$ 67,1 milhões, enquanto sua base de assinantes aumentou 82% no final do trimestre.
- De acordo com a empresa de análise de dados GlobalData, o mercado de aluguel de roupas no Reino Unido chegou a valer £ 142 milhões até o final de 2022, com crescimento de 62% em 2023 e 164% previsto nos anos seguintes até 2026.
- Marcas como a H&M já possuem o seu próprio serviço de aluguel de roupas e essa lista só deve aumentar nos próximos meses.
Gostou de conhecer mais um pouco sobre essas empresas de alugueis? Sem dúvidas nos inspiramos nelas e em outras milhares existentes para melhorar cada vez mais o nosso serviço de aluguel! Não esqueça de nos seguir no instagram @lugit.com.br para ficar atenta às novidades do mundo da moda sustentável!